Curso de Formação


Tacógrafos - Tempos de Condução e Repouso



: 85.00
:
08h00


Mais características do curso

:

A ação de formação Tacógrafos - Tempos de Condução e Repouso pretende, essencialmente, assegurar a qualificação dos formandos no exercício da atividade e ao longo da sua vida ativa de forma a que estes possam desempenhar a sua atividade com elevados níveis de profissionalismo assegurando o máximo de conforto e segurança durante o transporte.
Em termos globais, esta formação visa melhorar as condições de segurança numa dupla perspetiva, incidindo quer sobre a segurança rodoviária, quer sobre a segurança dos próprios motoristas.

:
Área 840 - Serviços de Transporte

Destinatários

:
:
A formação de Tacógrafos - Tempos de Condução e Repouso destina-se a motoristas, gestores de frota, gerentes de empresas e demais profissionais do setor dos transportes de passageiros e de mercadorias que pretendam garantir a boa utilização do Tacógrafo e efetuar todo o tipo de transporte, considerando as normas legais em vigor relativas aos tempos de condução e repouso.
:
A presente ação de formação, ao abrigo da legislação em vigor, apresenta os seguintes requisitos: 1. Escolaridade mínima obrigatória - De acordo com a Lei nº 85/2009 de 27 de agosto. A escolaridade mínima é determinada em função da data de nascimento: a) Até 31 dezembro 1966, 4 anos escolaridade; b) Entre 1 janeiro 1967 e 31 dezembro 1980, 6 anos escolaridade; c) Entre 1 janeiro 1981 e 31 agosto 1997, 9 anos escolaridade; d) A partir de 1 setembro 1997, 12 anos escolaridade. 2. Carta de Condução.

Delegações

  • Porto (Sede)

Módulos


Nome Conteúdo
Tempos de condução e repouso
Exigências legais para os condutores, Direitos, Obrigações e Responsabilidade do Condutor, Conceitos básicos ligados à atividade e os seus significados, Período máximo de condução contínuo, diário, semanal e bi-semanal, as regras dos períodos de repouso diário e semanal, versão mecânica e digital dos tacógrafos.
Regras de utilização do Tacógrafo ,
Como se preenche e como se lê,
O cartão condutor,
Os registos da jornada de trabalho,
Casos Práticos.
Acções do Documento