Curso de Formação


CMT | Certificação de Motorista de Táxi - Formação Contínua



: 105.00
:
25h00

Acções de formação

Porto
2020-10-17
2020-10-22

Info Localidade Data de Início Data de Fim Horário   Observações Inscrição
Porto 2020-10-17 2020-10-22


Informação Promocional

Taxa do IMT Incluída


Mais características do curso

:

Através da presente formação pretende-se, essencialmente, dotar os formandos com os conhecimentos necessários para poder continuar a exercer a atividade de motorista de táxi, após frequência da formação, com aproveitamento revalidando o CMT-Certificado de Motorista de Táxi ou o CAP-Certificado de Aptidão de Motorista de Táxi.
De uma forma geral visa proporcionar aos formandos a aquisição dos conhecimentos necessários não só para a revalidação do CMT-Certificado de Motorista de Táxi mas também para um bom desempenho da sua atividade através de elevados níveis de profissionalismo assegurando o máximo de conforto e segurança durante o transporte.

:
Área 840 - Serviços de Transporte

Destinatários

:
:
A presente formação destina-se a quem, sendo portador do CAP de Taxista, pretenda renovar o mesmo, desde que tenha exercido a profissão durante pelo menos 36 meses nos últimos 5 anos.
:
A formação Motorista de Táxi - Renovação do Certificado de Capacidade Profissional, ao abrigo da legislação em vigor, apresenta os seguintes requisitos: 1. Escolaridade mínima obrigatória - De acordo com a Lei nº 85/2009 de 27 de agosto. A escolaridade mínima é determinada em função da data de nascimento: a) Até 31 dezembro 1966, 4 anos escolaridade; b) Entre 1 janeiro 1967 e 31 dezembro 1980, 6 anos escolaridade; c) Entre 1 janeiro 1981 e 31 agosto 1997, 9 anos escolaridade; d) A partir de 1 setembro 1997, 12 anos escolaridade. 2. Carta de Condução Categoria B; 3. Ser possuidor do CAP (Certificado de Aptidão Profissional) de motorista de táxi e ter exercido a profissão durante, pelo menos, 36 meses no período de validade do CAP.

Delegações

  • Porto (Sede)

Módulos


Nome Conteúdo
Regulamentação da Atividade-Táxi
Pretende-se que o formando atualize os conhecimentos para que seja capaz de conhecer os seus direitos e deveres decorrentes da legislação aplicável ao acesso e exercício da profissão de motorista de táxi, e bem assim os aspetos mais relevantes da atividade de transporte em táxi.
Comunicação e Relações Interpessoais
Pretende-se que o formando atualize os conhecimentos para que seja capaz de identificar e adotar atitudes e comportamentos que reflitam minimamente valores de cooperação, respeito, tolerância e urbanidade, numa ótica de desenvolvimento pessoal, relacional e social, potenciando, desta forma, a adoção de atitudes e comportamentos motivados e assertivos na relação com os passageiros, colegas e restantes condutores.
Normas Legais de Condução
Pretende-se que o formando atualize os conhecimentos para que seja capaz de conduzir com segurança um veículo ligeiro de passageiros, com respeito pelas regras de circulação rodoviária, adotando as técnicas de condução adequadas, de forma a aperfeiçoar a operacionalização dos conhecimentos de que é detentor.
Técnicas de condução
Pretende-se que o formando actualize os conhecimentos para que seja capaz de fazer uma gestão racional do veículo, em termos de consumos de energia, efeitos poluentes e aspectos relativos à segurança.
Pretende-se, ainda, que o formando conduza correctamente um veículo táxi, fazendo uma leitura de indicadores de trânsito que o leve a abdicar do direito de condutor em benefício da segurança (condução defensiva) e adaptando a sua condução às condições do piso, ao estado do veículo, aos factores atmosféricos e às características de trânsito (condução racional).
Situações de Emergência e Primeiros Socorros
Pretende-se que o formando atualize os conhecimentos na área dos primeiros socorros, para que seja capaz de reconhecer situações de emergência e aplicar procedimentos, adotando providências adequadas.
Acções do Documento