Curso de Formação


CMT - Certificação de Motorista de Táxi - Formação Inicial - BLearning



: 450.00
: 0.00
:
125h00

Acções de formação

Lisboa / Alverca
2019-06-03
2019-06-21
09h30 às 17h30
2.ª a 6.ª feiras e b-learning

Porto
2019-07-01
2019-07-20
09h30 às 17h30
2.ª a 6.ª feiras e b-learning

Info Localidade Data de Início Data de Fim Horário   Observações Inscrição
Lisboa / Alverca 2019-06-03 2019-06-21 09h30 às 17h30 2.ª a 6.ª feiras e b-learning
Porto 2019-07-01 2019-07-20 09h30 às 17h30 2.ª a 6.ª feiras e b-learning



Mais características do curso

:

Pretende-se dotar os participantes dos conhecimentos e competências consideradas essenciais à obtenção do CMT de Motorista de Táxi, dando cumprimento à legislação em vigor.
No final do curso, os formandos deverão ter concluído, com aproveitamento, o curso de formação inicial para obtenção do certificado de motorista de táxi (CMT) e estarem aptos a ser submetidos a exame e obter aprovação em exame a realizar pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.).

:
Área 840 - Serviços de Transporte

Destinatários

:
:
A ação de formação Certificação de Motorista de Táxi - Formação Inicial em regime b-learning destina-se a quem pretenda exercer a profissão de Motorista de Táxi.
:
A função de Motorista de Táxi, ao abrigo da legislação em vigor, apresenta os seguintes requisitos: 1. Aptidão física, mental e psicológica para a carta de condução da categoria B; 2. Idoneidade, de acordo com as imposições descritas no artigo 6.º, da Lei n.º 6/2013, de 22 de janeiro, comprovada pela apresentação do Certificado do Registo Criminal; 3. Escolaridade mínima obrigatória - De acordo com a Lei nº 85/2009 de 27 de agosto. A escolaridade mínima é determinada em função da data de nascimento: a) Até 31 dezembro 1966, 4 anos escolaridade; b) Entre 1 janeiro 1967 e 31 dezembro 1980, 6 anos escolaridade; c) Entre 1 janeiro 1981 e 31 agosto 1997, 9 anos escolaridade; d) A partir de 1 setembro 1997, 12 anos escolaridade. 4. Domínio da língua portuguesa.

Delegações

  • Porto

Módulos


Nome Conteúdo
Módulo I - Regulamentação e Técnicas de Condução
Regulamentação da Actividade
Pretende-se que o formando seja capaz de conhecer os seus direitos e deveres decorrentes da legislação aplicável ao acesso e exercício da profissão, e bem assim os aspectos mais relevantes da actividade de transporte em táxi.
Módulo II - Comunicação e Relações Interpessoais
Comunicação e relações interpessoais
Pretende -se que o formando seja capaz de identificar e adotar atitudes e comportamentos que reflitam minimamente valores de cooperação, respeito, tolerância e urbanidade, numa ótica de desenvolvimento pessoal, relacional e social, potenciando, desta forma, a adoção de atitudes e comportamentos motivados e assertivos na relação com os passageiros, colegas e restantes condutores.
Módulo - III - Exercício da Actividade
3.1 Aspetos práticos do transporte
Pretende -se que o formando seja capaz de preencher a declaração amigável de acidente automóvel, recibos e folhas de serviço diário. Também deve ser capaz de diligenciar no sentido de garantir o conforto, comodidade e segurança dos passageiros, de modo a garantir um serviço de qualidade.
Deve ainda ser capaz de operar com os sistemas de informação e comunicação, incluindo os de informação georreferenciada, de modo a otimizar a sua utilização.
3.2 Segurança do motorista
Pretende -se que o formando seja capaz de se defender de agressões físicas, adotando técnicas e comportamentos elementares de dissuasão e de defesa pessoal, e de solicitar auxílio através de comunicação via rádio e de outros sistemas de segurança.
3.3 Segurança e saúde no transporte em táxi
Pretende-se que cada formando seja capaz de identificar os aspetos relevantes para a proteção da sua segurança e saúde e da dos passageiros e ficar habilitado a prevenir os riscos associados à sua atividade, garantindo uma boa apresentação pessoal e o asseio interior e exterior do veículo.
3.4 Situações de emergência e primeiros socorros
Pretende-se que cada formando seja capaz de reconhecer situações de emergência e aplicar procedimentos e a adotar providências adequados.
Módulo IV - Inglês Elementar
Pretende-se que o formando seja capaz de estabelecer com os passageiros um diálogo em inglês, de modo a conseguir cumprimentar, entender o destino e as vias a percorrer, informar correctamente sobre as condições de transporte relativamente às tarifas e bagagens e dar informações gerais sobre outros meios de transporte locais.
Módulo V - Formação prática em contexto de formação
5.1 Componente Prática
Pretende-se que cada formando seja capaz de adequar os seus conhecimentos teóricos adquiridos às exigências da profissão e especificidades do mercado de trabalho.

5.2 Formação prática em contexto de formação
Este processo de aprendizagem desenvolve-se com recurso a diferentes técnicas em contexto de formação (exposição, demonstração, role-playing, estudos de casos, resolução de problemas) e métodos pedagógicos, incidindo essencialmente nos métodos activos.
5.3 Formação prática simulada
Este processo de aprendizagem deve desenvolver -se com recurso a simuladores de condução automóvel, a veículos da entidade formadora dotados do equipamento exigido para os veículos táxi, ou a veículos táxi mediante acordo escrito com os respetivos proprietários, em que se simulam as condições próximas da realidade de trabalho em que estes profissionais irão operar.
Acções do Documento